O nosso primeiro dia

De 14 a 16 de setembro

Objetivos Específicos

- Promover a participação das famílias na escola.

- Facilitar a adaptação das crianças.

- Receção aos pais.

- Promoção de atividades para envolver os pais e alunos nas dinâmicas do colégio.

Objetivos do Projeto Educativo

A1. Proporcionar condições para a participação dos membros da comunidade educativa e promover a sua iniciativa.

A2. Humanizar a escola, favorecendo as relações interpessoais nos domínios social, cultural, desportivo.

A3. Proporcionar o envolvimento e a participação das famílias na vida do colégio.

B8. Desenvolver atividades curriculares e extracurriculares que despertem nos alunos o gosto pelo colégio.

- Educadores / Professores.

- Encarregados de Educação.

- Diretora.

- Adesão.

Independência do Brasil

- Conhecer o processo de Independência do Brasil;

- Compreender os fatores que impulsionaram a independência e os acontecimentos compreendidos entre o Grito do Ipiranga (1822) e o Tratado do Rio de Janeiro (1825).

Formas de Operacionalização

- Atividades didáticas e lúdicas, de acordo com a faixa etária dos alunos, a efetuar em casa sala de aula;

- Visionamento de um documentário acerca do tema.

Objetivos do Projeto Educativo

B6. Promover a interdisciplinaridade e a criação de situações estimulantes e integradoras de aprendizagem.

B11. Promover o domínio das línguas inglesa e portuguesa.

B13. Mobilizar saberes para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano.

A Lei do Ventre-Livre

- Conhecer o processo abolicionista;

- Reconhecer a importância da Lei do Ventre-Livre como um passo determinante para a abolição dos escravos.

Formas de Operacionalização

- Comemoração da Lei do Ventre-Livre (1871), levando os alunos, por meio da realização de atividades lúdicas adequadas à sua faixa etária, a compreender a importância da referida lei no contexto abolicionista.

Objetivos do Projeto Educativo

B3. Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho, de realização e de desenvolvimento pessoal e académico.

Chegada à América Dia da Padroeira do Brasil

Objetivos Específicos

- Conhecer alguns factos históricos associados à chegada e presença europeia no continente americano;

- Conhecer certas características dos povos que habitavam o continente antes do período de colonização;

- Conhecer algumas tradições brasileiras com origem na presença portuguesa, designadamente a religião.

Formas de Operacionalização

- Atividades didáticas e lúdicas, de acordo com a faixa etária dos alunos, a efetuar em casa sala de aula.

Dia Mundial da Alimentação

Objetivos Específicos

- Promover a educação para a saúde.

- Conhecer normas de higiene alimentar, valorizando hábitos de uma alimentação saudável.

- Conhecer hábitos alimentares de outras culturas (Macau, Goa e Timor-Leste).

- Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Formas de Operacionalização

- Atividades didáticas, de acordo com a faixa etária dos alunos.

Objetivos do Projeto Educativo

A7. Promover o bem-estar e a segurança da comunidade escolar.