O "Colégio A Quinta de Sintra”


Tudo começou  a 1 de julho de 1986, com a criação e entrada em funcionamento do "Jardim de Infância Os Amiguinhos Terlu", na Av. Marginal, nº 90, em Algueirão, Mem Martins. Os bons resultados que sempre foram alcançados fizeram germinar a semente de um novo projeto, mais ambicioso e abrangente, que melhor respondesse à nossa paixão pela educação de infância.

A primeira grande preocupação foi criar um espaço amplo, seguro, atraente, confortável e estimulante, onde as crianças se sentissem bem, confiantes e felizes e que, ao mesmo tempo, incentivasse toda a equipa de colaboradores a perseguir parâmetros de qualidade e exigência, quer a nível educativo, quer a nível geral de serviço.

Nasceu, assim, o projeto do "Colégio A Quinta de Sintra”.

O "Colégio A Quinta de Sintra”, construído de raiz e implantado numa vasta área rural, iniciou as suas atividades em setembro de 2006 e é já, em variados aspectos, uma referência de qualidade na sua zona de implantação. Tem, como linha principal orientadora de todos os objectivos, o princípio da Escola Aberta e da Educação Inclusiva, assentando numa estrutura que promove o respeito pela singularidade, fomentando o saber globalizador do sucesso colectivo.


Como em todos os novos projetos, houve que traçar as linhas orientadoras para constituírem o garante do sucesso de uma política de ensino de qualidade, estimulando o desenvolvimento global e equilibrado da criança. O Projeto Educativo do colégio e o respectivo Plano Anual de Atividades traduzem a filosofia subjacente e respondem, de forma dinâmica e objectiva, aos valores e saberes que procuramos transmitir.


O "Colégio A Quinta de Sintra” conta com uma equipa qualificada, dinâmica e empenhada, e trabalha com crianças dos 4 meses aos 15 anos. Funciona com as seguintes valências: Creche, com Berçário; Jardim de Infância; 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.


Os espaços privilegiados que o "Colégio A Quinta de Sintra” disponibiliza, com parques para os vários grupos etários, ginásio, piscina interior aquecida, laboratório de ciências, laboratório de física e química, sala de informática, sala de música, horta biológica e mostra de animais (em períodos apropriados), permite desenvolver toda uma série de atividades pedagógicas e formativas, que se enquadram, quer na especificidade da área educativa, quer nas seguintes outras atividades:

  • Ginástica
  • Natação
  • Música
  • Inglês
  • Espanhol
  • Ballet
  • Informática
  • Piano
  • Violino
  • Judo
  • Equitação
  • Outras línguas estrangeiras.

Para complemento da formação geral e consciencialização das crianças para as preocupações e importância de alguns problemas que se levantam a nível ecológico e que, de modo muito particular nos atingem no dia a dia, foi criada uma Horta Biológica, onde elas, pelo menos uma vez por semana, têm oportunidade de contactar, de modo direto e interveniente, com as atividades ligadas ao cultivo da terra, utilizando, apenas, produtos naturais. Do mesmo modo, temos estruturas de apoio à criação de animais domésticos, devidamente vacinados e vigiados pelo veterinário municipal que se desloca, mensalmente, ao colégio.