No âmbito do dia da ciência, que se comemora a 24 de novembro, os alunos do 8º ano realizaram uma experiência laboratorial que permite de forma expedita demonstrar a ocorrência de fotossíntese. Esta experiência é conhecida por “discos flutuantes”.

Estes discos são obtidos geralmente a partir de folhas de espinafre, mas qualquer planta verde com poucas nervuras pode ser utilizada. Quando colocados em água os discos flutuam normalmente. Contudo, se os espaços de ar existentes nos discos forem  infiltrados com uma solução, esta aumentará a densidade dos discos, reduzindo a sua flutuabilidade e causará o seu afundamento.

A solução infiltrante contém uma pequena percentagem de bicarbonato de sódio que fornece carbono para a fotossíntese. À medida que a fotossíntese decorre nas células dos discos, ocorre libertação de oxigénio, o qual vai ocupar os espaços no interior da folha, alterando deste modo a flutuabilidade destas e fazendo com que ascendam  de novo na coluna de água. A recuperação da flutuabilidade é evidência de que as células dos discos realizaram fotossíntese.