“O destino do homem determina-se na forma como ele é gerado, no calor dos braços que se lhe estendem, na ideologia que o envolve e na liberdade que lhe é proporcionada para imaginar, experimentar e pensar e para ser criativo da sua própria pessoa e obras…”

João dos Santos
(médico, psicanalista e psicopedagogo)

OBJETIVO

O gabinete de Psicologia pretende prestar serviços como o Atendimento Psicológico, no âmbito de Avaliação Psicológica, e o Acompanhamento Psicoterapêutico com base psicanalítica. Tem como objetivo dar respostas ajustadas às necessidades das crianças e dos pais, através da resolução e da transformação das problemáticas que estão na base dos sintomas apresentados, de modo a promover nas crianças/jovens um crescimento e um desenvolvimento psicossocial, emocional e intelectual o mais adequado possível.

O QUE FAZEMOS

  • Avaliação psicológica (de desenvolvimento, cognitiva, grafo-percetiva e emocional), o que inclui o diagnóstico de crianças com dificuldades de aprendizagem, défices de atenção, irrequietude psicomotora, problemas de comportamento, dificuldades relacionais ou sociais, sintomas de angústia, medo ou ansiedade, instabilidade emocional, depressão infantil, processos de luto, perturbações ao nível do desenvolvimento (ex. sono, alimentação, controlo dos esfíncteres), etc.
  • Acompanhamento psicoterapêutico das crianças que, mediante avaliação psicológica, sejam sinalizadas para tal, onde se procura o estabelecimento de uma relação facilitadora e promotora do desenvolvimento harmonioso da criança, em que a articulação com a família, professores/educadores e auxiliares de educação se apresenta como indispensável para a resolução eficaz das problemáticas e dos sintomas associados.

 

HORÁRIO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Às terças-feiras, em horário a combinar com os pais. De acordo com as regras internacionalmente acordadas pelas Sociedades de Psicoterapia as sessões têm uma duração de 45/50 minutos.

Caso se inicie um acompanhamento psicoterapêutico, os pais ou encarregados de educação das crianças são informados, no início do acompanhamento psicoterapêutico e da celebração do contrato terapêutico, que este processo implica o cumprimento da frequência das sessões determinadas por ambas as partes, pelo que em caso de não comparência da criança, as consultas serão cobradas. Esta norma tem como objetivo assegurar a integridade do processo psicoterapêutico e salvaguardar a possibilidade de se organizar e analisar as resistências que lhe são naturais, sendo fundamental a realização das sessões previamente indicadas.

Todos os movimentos subjacentes aos processos serão tratados entre os pais ou encarregados de educação e a psicóloga, sobretudo para a manutenção do sigilo profissional, sendo que, de acordo com o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos, a não manutenção da confidencialidade pode justificar-se sempre que se considere existir uma situação de perigo para a criança ou para terceiros que possa ameaçar de uma forma grave a sua integridade física ou psíquica.

Tabela de Preços Psicologia

Tabela de Preços consultas
1.ª Consulta (normalmente com os pais) 40€
Consultas seguintes (avaliação psicológica/ psicoterapia) 30€
Ao valor de cada consulta acresce uma comissão do colégio no valor de 8 Euros.