Projeto Educativo

A elaboração do Projeto Educativo do colégio nasce da necessidade de o organizar enquanto estabelecimento de ensino, conferindo-lhe uma autonomia que lhe é reconhecida como instituição e da necessidade de construir a sua própria identidade.

O Projeto Educativo é o documento que estabelece a orientação educativa do colégio, elaborado e aprovado pelos seus órgãos internos, no qual se definem os princípios, os valores, as metas e as estratégias, que regem a conduta de todos os intervinientes no processo de ensino-aprendizagem.

O nosso Projeto Educativo insere-se sempre numa perspetiva de valores e atitudes que conferem, a este colégio, uma personalidade própria, cujo grande objetivo é criar, nos alunos, o espírito de cidadania, tornando-os cidadãos conscientes, responsáveis e culturalmente ativos.

Subordinados a este Projeto Educativo, estão dois outros projetos que surgem em concordância com as ideias prescritas e delineadas no mesmo, sendo eles:

• Projeto Curricular de Colégio
    No Projeto Curricular de Colégio definem-se as prioridades do colégio, as competências essenciais a desenvolver pelos alunos, as competências gerais e respetiva operacionalização transversal, em torno das quais se irá organizar o projeto e os conteúdos programáticos a trabalhar em cada área curricular.
  • Plano Anual de Atividades
    O Plano Anual de Atividades é o documento que apresenta as atividades a desenvolver ao longo de cada ano letivo e a respetiva calendarização, objetivos, meios de operacionalização e intervenientes. São estas atividades que concorrem para a consecução dos objetivos do Projeto Educativo. À medida que o próprio projeto educativo vai sendo desenvolvido e avaliado, o Plano Anual de Atividades vai sendo ajustado e as atividades definidas, no início de cada ano, poderão sofrer alterações.

Para além dos referidos documentos, serão também elaborados os Projetos Curriculares de Turma que, tendo por referência o Projeto Curricular de Colégio, terão como objetivo organizar os conteúdos a trabalhar, em cada ano letivo, consoante as necessidades e especificidades de cada turma.

Destaca-se, como uma mais-valia que reforça os vários projetos do colégio, a prática de agricultura biológica e o contacto com a fauna, permitindo que a criança vivencie e participe em atividades de modo a atribuir uma importância fundamental ao mundo em que vivemos, estimulando o contacto e o respeito pela natureza.

O Projeto Educativo do Colégio encontra-se organizado em três secções distintas:

1. Caracterização – da escola, do meio envolvente e dos atores educativos;
  2. Plano de ação – apresentação da visão, da missão e dos valores que orientam a ação da organização, bem como as opções estratégicas a seguir, as metas e os objetivos do colégio;
  3. Avaliação – do presente projeto, definindo os objetos, as finalidades, os indicadores, os momentos, as técnicas de recolha de dados e os instrumentos a utilizar.

É de salientar que o colégio tem como principais linhas orientadoras de todos os objetivos os princípios da Escola Aberta e da Educação Inclusiva, promovendo o respeito pela diferença e fomentando o saber globalizador como meio de aceder ao sucesso coletivo.